Momentos na umbanda
- Terreiro de Umbanda Mãe de Deus
- 3 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de mai. de 2020

Dentro da umbanda, passamos por diversos momentos... momentos felizes, tristes, frustrantes, desanimadores, de evolução, de gozo, de decepção.... diversos momentos. Porém, o mais importante – e não desmerecendo estes momentos, pois devemos passar mesmo por eles – é como decantamos cada um deles em nosso coração, como trabalhamos e usamos estes sentimentos para nossa evolução.
Talvez, nenhum que leia este texto possa dizer que não se decepcionou com a umbanda – na verdade me admiraria se dissesse diferente. Mas eu gostaria de reformular a resposta. Não nos decepcionamos com a Umbanda, nos decepcionamos com pessoas que apregoaram a Umbanda a nós, e muitas vezes mais a SUA umbanda que A umbanda.
Já havia escrito sobre o sentimento de decepção e as feridas que ele faz em nosso coração e mais ainda, em nosso corpo, deixando as cicatrizes que precisam ser trabalhadas e sanadas em seu momento. As decepções servem para mostrar que estamos o tempo todo trabalhando com pessoas, com seres humanos. Nossos irmãos de santo são seres humanos, o pai ou mãe de santo também o é... então, porque dizer que a umbanda nos decepciona?
Como em qualquer outra religião, somos falhos, cair, machucar, pode acontecer. Pedir desculpas, na maioria dos casos é consequência. Mas em verdade, como fica o aceitar as desculpas. Meus queridos, lembrem-se, amor e caridade, as feridas vão se fechar, a marca vai ficar, mas não para que você fique lembrando que aconteceu e do que fez como um super médium, senão que exatamente para que possa trabalhar sua humildade e vaidade de não dizer isso a todos, e em alguns momentos nem a quem deve ser dito, mas sim, a seu coração. Seu coração que deve estar e permanecer em paz.
Ame, ame muito, perdoe, peça perdão, mas que isso não vire rotina, pois o perdão sem arrependimento e o aceitar perdão sem mudança de atitude... isso não é sincero, e por isso, nem um pouco digno de um umbandista como o somos.
Que nosso Pai Xangô os siga abençoando e nos presenteando com a justiça sempre.
Axé!
Seu Pai Anderson de Xangô