SEMANA SANTA NA UMBANDA
- Terreiro de Umbanda Mãe de Deus
- 30 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Escrever este texto foi algo que adiei por muito tempo, pois aqueles que não conhecem a essência da religião de Umbanda podem acabar se confundindo com aquilo que eu quero dizer aqui neste momento, mas mesmo assim, gostaria de traçar algumas linhas sobre essa semana de tão forte energia emanada a todos, mas principalmente àqueles que professam a religião de Umbanda ou qualquer outra religião espiritualista.
Durante toda esta semana focados nos orixás de cada dia da semana, em seu dia, acendemos velas e nos conectamos com cada um deles, dentro do Terreiro, faz-se oferendas para eles para sua preparação ao retorno de seus trabalhos.
Acreditamos que no período da Quaresma os Orixás se retiram para guerrear. Em muitos terreiros na quarta-feira de cinzas os orixás da casa devem ser vestidos e cada filho de santo oferece a eles suas comidas preferidas.
Os atabaques são recolhidos, depois de serem lavados com ervas, somente sendo acordados no Sábado de Aleluia, sendo esta a forma de fortalecer os atabaques do terreiro.
Tratamos de vestir-nos a semana toda de branco e comer comidas claras para preparar para este momento de muito axé para todos aqueles que fazem parte daquele Terreiro, sejam filhos ou consulentes. O cuidado com as orações, banhos, comidas e roupas é intensificada nesta semana.
Na noite de quinta para sexta-feira da paixão os seguidores da umbanda devem se proteger, usando seus contra-eguns, pois nesse dia Iansã está em guerra e não pode conter os eguns que nos rondam.
Na sexta-feira da paixão são oferecidos pratos a Oxalá, em busca de paz e prosperidade para o terreiro e seus filhos e seguidores.
No Sábado de Aleluia, Ogum, guerreiro maior do panteão africano, faz a distribuição de pães, representando a vitória na guerra pela paz. É o fim da guerra dos orixás.
A Umbanda é caridade e amor ao próximo, é a prática da caridade, mas nem todas as religiões trabalham com o mesmo crivo, por isso, este é o momento de fortalecer.
Na sexta feira-santa a trunqueira é muito bem cuidada pelo Zelador ou Zeladora da casa, de forma que nossos guardiões estejam “a postos” para qualquer coisa que possa acontecer, e quando escrevo qualquer coisa que possa acontecer, é qualquer coisa mesmo, pois algumas pessoas usam deste dia e da energia emanada para fazer diversas coisas, sejam elas para o bem ou para o mal.
Não devemos nos preocupar em suma com isso, mas em verdade devemos manter a mente e o coração abertos mas ao mesmo tempo vigilantes e os orixás e as entidades estarão o tempo todo ao nosso lado e nos protegerão iluminando nossos passos e caminhos em tudo que formos fazer e viver.
Que tenhamos uma tranquila e muito próspera semana santa, que sejamos acompanhados por nossos Orixás e entidades.
Axé a todos.
Pai Anderson de Xangô
תגובות